
Práticas Escolares
Atividade 1.2 - Depoimento provocativo
Ativida 2.0-Leitura Analítica
Vivências
FUNDAMENTOS DA ARTE EDUCAÇÃO
Como entender a Arte? Você entende a Arte? o que é Arte? Perguntas muitas vezes sem um conceito concreto não é mesmo? Mas para entendermos a Arte, precisamos entender que primeiro ela é parte inerente ao homem. O que é isso? Significa que é algo que está ligado de forma inseparável ao ser de modo íntimo e necessário para a sobrevivência do mesmo.
E o que é arte? Basta pensar como sendo algo que o homem criou com valores estéticos ( beleza, equilíbrio, harmonia e revolta) que sintetizam as nossas EMOÇÕES, a nossa HISTÓRIA, nossos SENTIMENTOS, nossa CULTURA. Foi a partir da ARTE que surgiu a primeira forma de COMUNICAÇÃO e ESCRITA humana como a conhecida PINTURA RUPESTRE. É a partir dos nossos cinco sentidos que o HOMEM percebe o mundo, criando suas formas de registros e expressões para melhor compreender a realidade e interferir no meio em que vive de forma a sobreviver e viver. Com isso, realizamos obras, aplicamos nossos conhecimentos, apresentando-a de variadas formas e maneiras diversificadas: inter, multi e policulturalizada, mostrando assim seu poder de agregar sem pré conceito.
A ARTE equilibra os sentimentos da EMOÇÃO e RAZÃO. Ela é ÚTIL, Ela INSTRUI, Ela DECORA, Ela é poli, Ela é multi, Ela é inter, Ela é a essência do poder transformador e criador pela necessidade básica de sobrevivência FÍSICA e EMOTIVA do homem.
Para entender a ARTE, ou porque a admiramos, depende de nossas experiências, conhecimento, imaginação e disposição no momento para entendermos o que nos fala nas variadas formas que ELA se apresenta para nós.
Leitura Analítica dos Textos: *Fundamentos da Arte Educação, Arte, Educação e Cultura e Arte Educação no Brasil: do Modernismo ao pós-modernismo:
https://drive.google.com/open?id=12O_pkNVobd1IlUprS8FvKatXNxvGK0ko
Leitura de Imagem Cartográfica
Todas as atividades editadas consistem em vídeos de vivências de aprendizagens pedagógicas com propostas voltadas a um tema específico, desenvolvido em escola pública do DF e culminada com a valorização dos alunos e seus trabalhos com exposições em galerias e certificações.



