top of page
Arte/Educação versus e-Arte/Educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem triangular versus Sistema triangular Digital
EIXO 1 - Mercado Cultural Internacional versus e-Arte/Educação Digital Crítica
1- Leitura Analítica dos textos:
  • Depoimento Provocativo
  • Arte-Educação Pós Colonialista no Brasil: Aprendizagem triangular
  • Do E-Laisses-Faire à Educação Intermidiática Crítica
  https://drive.google.com/open?id=1JdmA_h4RDlF7bkEC77oz97AntP1ZElko
2- Endereço do Site:     https://anadimartin.wixsite.com/veruscadimartin
3- Levantamento de Softwares e Aplicativos Freewares encontrados na internet concernentes a área de interesse em Arte de cada estudante
4- Análise dos Programas:  Todos os programas desde softwares à aplicativos, tem sido criados e melhorado no novo mundo: Mundo da Era Digital                                                            como um facilitador de vidas, de acordo com as necessidades de cada um individualmente e coletivamente, tornando o                                                            tempo mais otimizado podendo  estar conectado 24 horas do dia, trabalhar e entreter a qualquer momento onde quer                                                              que esteja com suas vantagens e desvantagem, mesmo que em desvantagem a maior tecnologia humana que é o                                                                      Cérebro evolui pra colocar a desvantagem em vantagem melhorando a cada dia.
Aplicativos mais usados: watsapp, câmera de imagem/vídeo e facebook
 
APPs para facilitar a Vida! 
Meio de comunicação mais acessível dos últimos tempos
Aplicativos para uso como ferramenta para acréscimo ao plano de aula inter disciplinar: Arte/Matemática (Desenhos Geométrico e Mosaico simples e de fácil acesso e manipulação, porém uns com tutorial em língua estrangeira;
Softwares de maior acesso baixa qualidade e sinal nas pesquisas

PÓIESIS...

Póiesis... aaahhh póiesis...tu és a forma mais romântica de olhar o mundo e as coisas a nossa volta. Apreciar a existência da vida e tudo que o homem criou; olhando a fundo, buscando compreender e entender para se entender parte da criação e parte criadora do processo da vida artista, percebendo-se criador e recriador de novas idéias. Póisis é a poesia de enxergar a Arte do mundo como parte inerente unificada ao ser no ato de criar, fazer e consumar. Póieses é mais que observar e criar, é apreciar a beleza de toda uma ideia na sua forma mais concreta,abstrata, figurativa ou surrealista de algo já existente na sua existência sugerindo uma nova existência. A Póiesis ocorre a todo momento, a todo instante em qualquer lugar. É a forma mais sensível de atingir a plenitude da beleza, pois está no nosso pensamento e nas nossas vivências.
Desconstruir para Construir - Transformando objetos
Análise:
Uso de imagens(fotografias) e vídeos produzidos e de pesquisa via internet e manipulada em editor de vídeo (Movie Make) para uso de interferências digitais e confecção de imagens significativas para análise e compreensão de uma Póiesis:
  1. Peformance de nível público
  2. Peformance de nível pessoal
  3. Análise de uma póiesis Audiovisual por Verusca Dimartin
  4. Poesia - Amor Estrábico por Verusca DiMartin
Poetizando
Amor Estrábico
Te olho torto
Te vejo certo
Tu és certo
Embora seja torto
Te olho certo 
Com meu olhar torto
Te amo certo 
Um amor torto
Se ando certo
O amor acontece torto
Se ando torto, o amor não acontece
Torto por certo
Certo por torto
Entorteço mais o torto
Na certeza de que o torto é certo
Pra ficar mais perto
Te olhar de perto
Com meu olhar torto
Mas nada é certo
Quando te tenho por perto
Bate o incerto
Faço certo
E aceito tudo
O torto e o certo
É certo, pois tudo é torto
Mesmo quando Certo
Prefiro o torto
E o único certo 
É o anzol que nasce torto.
Autora : Verusca DiMartin

Análise e Planejamento de Aula

Plano de aula:
Projeto Mosaico - Consiste em plano de aula interdisciplinar nas áreas de conhecimento Arte e Matemática, proporcionando o conhecimento das formas geométrica de uma maneira mais lúdica e atrativa para o uso dessas figuras construtivas em técnicas de Mosaico (quebra cabeça), voltado para temas do cotidiano contextualizando-as na história com Arte e na Matemática.
Objetivo: Conhecer a manifestação artística do Mosaico no uso das figuras geométricas do quadrado, triângulo, retângulo e outras, de forma a perceberem as fomas existente a nossa volta com temas pertinentes da história, compreendendo e ressignificando ícones e imagens simbólicas de histórias do passado, presente e também futuro, utilizando-se de ferramentas digitais como apoio para novas aprendizagens no acompanhamento da evolução das tecnologias a nosso favor.
  1. Breve história e estudo da Geometria​ com(Uso do aplicativo Geogebra - construção de figuras
  2. Breve história do Mosaico com (Uso do jogo Tangram)
  3. Construção de figuras planas e espaciais - observando todas as formas a nossa volta
  4. Seleção de temas pertinentes à construção histórica de maior contato dos discentes - Fazendo estudos de pesquisas históricas
  5. Construção de signos simbólicos referente ao tema de pesquisa para a construção em mosaico que transmita uma mensagem visual do tema em questão. (Póiesis)
  6. Prática do estudo das teorias significativas;
Procedimentos Metodológicos
  • Aulas expositivas com utilização de datashow;
  • Desenvolvimento de projetos com uso de aplicativos;
  • Pesquisas históricas e prática;
  • Exposição e debate dos trabalhos produzidos;
  • Valorização das produções em Vernissage e avaliação dela.
Bibliografia (material de apoio):
http://ogeogebra.com.br/site/
https://www.geogebra.org/
https://rachacuca.com.br/jogos/tangram-32/

O papel das Tecnologias digitais, seus inputs outputs no ensino atual da Arte

Nos vídeos abaixo mostra-se o uso dos aplicativos que podem ser utilizados em sala com os alunos em momentos de estudos laboratoriais: de pesquisa, interação e construção do aprendizado através das tecnologias.

Aspectos da utilização das tecnologias no Ensino da Arte.

Diante da publicação do tutorial no canal do youtube, nota-se internautas heterogêneos, entre estudantes, professores, colegas, amigos e sociedade que apoiam a inter relação e-Arte/Educação em sala de aula. Professores e sociedade expõe uma maturidade de que é preciso mudar e acompanhar esse recurso a nosso favor, os estudantes por sua vez com muita empolgação que é admirável e me impulsiona a ser cada vez mais a ser digital.

  1. Auto Avaliação Discente

  2. Avaliação Docente

A Autoavaliação dos dois aplicativos mencionados para uso em sala de aula, seja pela celular ou PC obteve sucesso entre os discentes que se mostraram muito empolgados quando da sua apresentação que  fora explanado em aulas de forma expositiva no uso do Data Show e mostrado como se usa os dois aplicativos: GeoGebra e Tangram, com momentos de interação entre baixarem os dois aplicativos e utilizarem em sala na aula de Arte, visto que foram utilizados com os alunos dos 7º ANOS que já haviam feito o estudo Técnico Científico das formas geométricas acompanhada da construção dos mesmo em figuras  planas e espaciais. Com esse processo entra-se na proposta da construção de Mosaicos perpassando antes pela sua história.

 

Tabela de Autoavaliação Discente e Docente
https://drive.google.com/open?id=1zr8hGow4jM3pClUeIhNWvI2lE0xpVQBk

IMG_3564.PNG
IMG_3562.PNG
IMG_3560.PNG
IMG_3561.PNG
IMG_3563.PNG
bottom of page